sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Bebê sentado / Bebê pélvico - displasia de quadril

O intuito desse blog é relatar o que minha esposa e eu estamos passando e talvez ajudar alguns pais que vão ter um filho pélvico (quando o bebê nasce sentado) e não tem a menor ideia do que é e o que isso pode causar na saúde do seu filho. Isto é um relato pessoal e cada caso é um caso.

Quando minha esposa fez o ultra-som do 8º mês descobrimos que nosso filho ainda não havia encaixado(posição Cefálica) e que ele nasceria sentado(Pélvico) já que não havia mais espaço para ele virar, Até ai tudo bem, somos pais de primeira viajem e não tínhamos nem ideia do que era um bebê pélvico e que isso poderia trazer algum tipo de problema.



Já no hospital, o parto ocorreu super bem e o nosso filho não apresentou nenhuma alteração ou algum tipo de problema. Porem no dia da alta hospitalar é de praxe que a pediatra do hospital venha conversar com os pais para explicar algumas coisas e nesse momento ela nos aconselhou a passar com um ortopedista especialista em rescém nascidos (na primeira semana). Minha esposa muito surpresa perguntou o motivo - "Doutora se está tudo bem com o meu filho porque passar com um especialista?" Foi ai que a doutora explicou que todos os bebês pélvicos e gêmeos devem passar por um ortopedista especialista para saber se existe algum tipo de problema no quadril.
A partir dai ficamos com a pulga atrás da orelha.

Uma semana apos a alta levamos o nosso filho ao ortopedista, ele fez alguns movimentos nas pernas e no quadril e disse que aparentemente não havia nenhuma alteração mais que por segurança e para ter certeza deveríamos fazer um ultra-som com uma médica especialista em bebes pélvicos ( o próprio ortopedistas nos encaminhou a essa médica). Após o ultra-som, voltamos ao ortopedista e ele falou que conforme as imagens mostravam ficou constado que o meu filho estava com "displasia no quadril". Ai lembramos da pediatra da maternidade, e graças a ela detectamos esse problema ainda nos primeiros dias de vida. Displasia no quadril a grosso modo é um quadril imaturo, quando a cabeça do fêmur não está encaixada no quadril e existem vários graus desse problema.  (Click na palavras abaixo para maiores informações)
Displasia
Vídeo


No caso do meu filho ele não tinha essa cavidade no quadril do lado esquerdo (foto acima), o grau da displasia estava super elevado (em vias de luxação), o contorno do quadril para o encaixe do fêmur estava praticamente reto e o fêmur não tinha com encaixar, já o lado direito, estava com (deficit de maturação).
Abaixo os dados do 1° ultrassom:




Detectado o problema, o ortopedista nos explicou que as chances de cura é grande já que foi detectado nos primeiros dias de vida e por se tratar de recém-nascidos tudo está se desenvolvendo de forma rápida, porem teríamos que seguir o tratamento a risca.
O tratamento é simples. Meu filho teria que usar um suspensório chamado PAVLIK durante 23 horas e meia por dia - todos os dias, sem exceção.
O suspensório PAVLIK deixa a criança na posição de "frango assado" irônico mais é verdade e custa na faixa de 100,00 reais e sua função é deixar a perna em um angulo de 90º graus com o quadril, sem que a criança consiga modificar esse angulo. Existe vários modelos.
*Algumas pessoas usam duas ou três fraldas, mais dessa maneira o tratamento pode demorar muito, ou as vezes não encaixar, em fim.


O meu filho começou a usar o suspensório com 35 dias de vida, no começo ele chorava, ficava bravo, resmunga, na verdade tem dias que ele ainda faz tudo isso mais depois do terceiro dia as coisas vão se normalizando, também vamos pegando o jeito de colocar o suspensório de uma maneira mais rápida e a usar roupas que deixe ele mais confortável para que não se estresse.

Seguindo o tratamento a risca fomos fazer o segundo ultra-som, isso 45 de após o primeiro e o resultado foi muito satisfatórios, durante o ultra-som a médica já foi nos dando a boa notícia enquanto ela passava o aparelho pelo quadril.
Resulta que o quadril direito já está completamente maturado(encaixado) e o quadril esquerdo o mais preocupante havia saído de um grau completamente preocupante(vias de luxação) para um grau muito satisfatório (vias de maturação) e isso para nós foi como tirar uma tonelada de preocupação.
Abaixo os dados do 2° ultrassom:



Voltamos ao ortopedista com os resultados e o veredito dele foi que a situação do quadril esquerdo está se encaminhando a normalidade e que o meu filho terá que seguir o tratamento por mais 15 dias usando o suspensório por 23 horas e meia por dia - todos os dias.
O ortopedista irá reduzir pouco a pouco o uso do suspensório, primeiro ele ficará sem o suspensório durante 6 horas, depois usará somente para dormir e logo deixará de usar. Acredito que esse processo levará mais ou menos 1 mês.

*Quando minha esposa e eu começamos a ler os depoimentos das pessoas que tinham passado por esse problema na internet ficamos muito assustados e deixamos de ler porque senão iriamos ficar em depressão de tantas coisas pesadas que havíamos lido.
Mais a conclusão é a seguinte:
Quanto antes o problema for detectado maior a possibilidade do tratamento com o suspensório dar certo, desde que os pais sigam a risca o tratamento imposto pelo pediatra..
Caso a displasia comece a ser tratada ou detectada após o 3º mês é bem provável que será necessário uma intervenção mais agressiva.
Lembrando mais uma vez que cada caso é um caso.

Após o final do tratamento do meu filho iremos doar o suspensório PAVLIK . Quem tiver interesse é só entrar em contato.
Estamos aguardando o próximo ultra-som que será na semana seguinte (12/11).

- Realizamos o último ultra-som no dia 12/11/2015 e o quadril do bebê se encaixou perfeitamente, não existe mais o risco de sair do lugar ou de uma luxação. A partir de agora, por precaução, a cada 2 meses vamos fazer o acompanhamento junto ao ortopedista até um ano de idade.

O que podemos falar é que seguimos o tratamento com o uso do suspensório pavlik a risca, todos os dias e o resultado foi maravilhoso, surpreendendo até os médicos devido a rapidez que tudo voltou ao normal. 
E para aquelas pessoas que estão passando por isso - boa sorte - e fica o conselho de fazer exatamente o que os médicos dizem, por mais que isso possa incomodar o bebê.
Para nós pais é uma sensação maravilhosa, não temos nem como expressar    
obs.( estamos doando o suspensório pavlik - caso alguém precise entre em contato)
*Fiquem a vontade para comentar e compartilhar.

Atualização:
Hoje (20/10/2016) meu filho está com 1 ano e 2 meses, andando sem parar e com o quadro clinico normal.







2 comentários:

  1. Olá bom dia,
    Preciso passar meu bebe por essa avaliação. Poderia me passar o contato dos especialistas que avaliaram seu bebe por favor?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Buy the Queen of Dealer | The King of Dealer
    In August 2019, John 카지노 Gaffigan bought a business based out of the Chicago Bulls in exchange kirill-kondrashin for the William Hill sportsbook that holds a

    ResponderExcluir